Para alcançar um objetivo de maneira assertiva e consistente, um dos melhores ativos a serem utilizados é o planejamento. Isso se aplica não só ao mundo dos negócios, mas diferentes áreas da sua vida. Pense bem, se você sonha em viajar para determinado lugar, a partir do momento em que há uma programação financeira e também, de tempo, torna-se bem mais simples chegar ao seu objetivo final, não é mesmo? Pois, você terá mais clareza e visão para as suas tomadas de decisões.

E é neste cenário de final de ano, principalmente, onde muitos empresários se programam para começar 2019 diferente, que eu quero te fazer algumas perguntas:

Você vem alcançando o que deseja dentro da sua empresa, seja em relação ao faturamento como a satisfação com a sua equipe? Vem cumprindo a sua agenda diariamente ou sempre há furos dentro das suas atividades? Costuma se planejar para o que ainda a de vir ou prefere deixar seguir o fluxo?

Pois bem, neste artigo, eu quero te falar um pouco sobre o poder do planejamento, além de mostrar na prática como implementá-lo dentro do cenário da sua empresa.

Mas afinal, o que quer dizer planejamento estratégico?

Bom, em resumo, você irá estabelecer o seu estado atual (onde se encontra), definir uma meta ou um objetivo (aonde quer chegar) e dedicar a sua ação para o cumprimento da sua meta final. É traçar planos para que a organização seja estabelecida e consequentemente, ter mais facilidade de chegar até o final.

Ao entrar dentro do universo de negócios, quando os gestores juntamente com a equipe traçam um planejamento e fica claro para todos o objetivo que se quer alcançar, a energia de todos se mobilizam para isto e assim, cria-se um plano de ação para a definição da função de cada um dos envolvidos.

E independente do tamanho da empresa em que atue, seja micro ou média, o planejamento será ainda mais necessário. Pois ele te dará um norte dos próximos passos. Além disso, você conseguirá visualizar com mais precisão o seu mercado, os seus concorrentes.

O problema é que muitos empresários produzem seu planejamento estratégico, traçam metas, mas deixam inacessível para a sua rotina. E o ideal é que não seja assim. Ele precisa ser visual e palpável para a realização das metas.

Se você dedicar horas da sua semana para produzi-lo, mas não colocar em prática, ele se torna insignificante. Se possível, divida por áreas ou setores, assim, cada equipe terá mais facilidade de identificar aquilo é da sua alçada.

O passo a passo para implementar um planejamento estratégico com precisão e rapidez dentro do seu negócio.

Este tópico é ideal para aqueles empresários que nunca costumam fazer planejamento, mas que desejam fazer diferente neste ano e precisam dar um passo à frente. Eu vou te mostrar o passo a passo para realizar o planejamento estratégico da sua empresa com assertividade no cumprimento do seus objetivos.

Ah, e mais uma dica: não espere o próximo ano chegar para começar a se planejar. Aja de agora, imediatamente. Essa atitude simples facilitará a definição de etapas que virão adiante e inclusive, te adiantará a começar o ano já pondo a mão na massa.

Então, para começar, você precisa ter um entendimento claro de como está a sua empresa. Qual é o seu negócio? Como ele vem se posicionando diante do mercado (e da concorrência)? Você sabe identificar quais os seus pontos fortes de atuação e quais são os fracos? Existem oportunidades a serem traçadas (se sim, quais?) e também, quais as principais ameaças que acometem o desenvolvimento da sua empresa? Quais as mudanças e tendências do mercado que poderiam impactar dentro da sua empresa (seja um viés positivo ou negativo)? A longo prazo, como você imagina o seu negócio?

Após responder essas perguntas, que fazem parte da ferramenta Análise SWOT, será bem mais simples visualizar as suas metas e objetivos. Pense o que você almeja? E qual será as datas e os prazos determinados para sua realização? Tudo isso baseando-se no seu cenário atual, afinal, não adianta traçar metas fora da sua realidade (e que não acontecerão).

A próxima etapa é colocar em prática. Então, você poderá se basear no seguinte fluxo: planejar, organizar, demandar e controlar as atividades para a realização do objetivo final.

E então, como um planejamento vai impactar dentro dos resultados reais da minha empresa?

De fato, ele será determinante para a realização de cada etapa e a manutenção de um fluxo contínuo e assertivo de trabalho. Imagine o seguinte cenário: por meio dessa atitude simples, a sua equipe manterá uma rotina de trabalho com mais agilidade (afinal, ela já terá definido o que deverá ser feito), assim como, diminuirá as margens de erros e necessidade de retrabalho. O que quer dizer que, o processo de produção da sua empresa acontecerá com muito mais eficácia.

Além disso, os custos também serão definidos, pois quando se traça com precisão o que cada funcionário deverá comprometer e identificar qual o seu papel, consequentemente, os prazos vão ser mantidos (sem alterações ou procrastinação) e o nível de produtividade irá alavancar. Ou seja, aquele do comercial que realizava 5 ligações por dia passará a fazer 20 (se assim for planejado). O negócio passará a entregar os melhores resultados sem nenhuma dificuldade.

Fique ligado no nosso Blog, pois na próxima semana, eu vou liberar um conteúdo poderoso te mostrando com detalhes os erros mais comuns (que até eu mesmo já cometi na minha empresa) na hora de pôr em prática um projeto na sua empresa (e como driblá-los com eficácia).

Depois, me conta nos comentários, por e-mail ou nas redes sociais da Tatos Gestão como está sendo a realização desse processo para 2019.

Planejamento estratégico: por que essa demanda é tão importante para o futuro da minha empresa?
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