Qual empresário não sonha em ter uma equipe comprometida em alcançar as metas propostas mensalmente? E você, caso esteja começando a montar agora o seu time comercial, já se questionou quais os fatores para contratar a sua equipe de vendas? E se somente grandes empresas tem a chance de montar um time com foco em faturamentos bilionários?

Amigo, neste novo artigo, eu vou te mostrar que montar uma equipe de vendas campeão é uma realidade possível para qualquer nicho, independentemente do seu tamanho, além de que como atrair os melhores colaboradores pode ser a chave para grandes mudanças na sua empresa imediatamente.

#1. Atente-se a estabelecer uma cultura forte e inspiradora dentro da sua empresa.

Alguns empresários, especialmente, os que estão no início da jornada, muitas vezes, não se preocupam em estruturar sua empresa baseando-se em missão, visão e valores. Eles se prendem a questões mais operacionais e esquecem de investir no planejamento estratégico, que é tão fundamental na sua escalada ao sucesso.

Na verdade, este trata se do ponto de partida para que todos os outros comecem a funcionar, afinal, esta será a base para que todos os outros aspectos do negócio girem. Então, para te ajudar nesta definição, eu vou te explicar brevemente do que se trata e como começar a implantar na sua empresa o mais rápido possível.

Primeiramente, a missão te diz a principal razão para a empresa existir, o que ela irá agregar para a sociedade e qual o segmento pretende impactar. A visão já é direcionamento futuro, aonde ela quer chegar, quais os objetivos visam atingir, em qual setor quer atuar (sendo um líder ou uma referência).

Os valores dizem respeito a padrões de comportamentos institucionais de uma empresa, que vão representar um conjunto de prioridades corporativas, a partir dos benefícios que refletirão de maneira sustentável dentro da comunidade.

A sua gestão irá se apoiar dentro desses pilares e consequentemente, as suas contratações também. É preciso vivenciar diariamente dessa cultura e serem exemplos reais da sua formação. E que isso não se limite a dentro da empresa, mas que seja tão consistente que impacte até futuros clientes.

#2. Tenha foco estratégico no processo seletivo (pense grande!).

Existem questões decisivas que destacam os melhores profissionais dos medianos dentro de um processo seletivo. Entre elas estão: formação, experiência e competência. Porém, esses não os pilares fundamentais, também há outras questões a agregar dentro desse processo, como a iniciativa (alguém que tem proatividade e não espera o gestor para delegar todas as tarefas), criatividade (inovação é uma das bases para o empreendimento acontecer e se manter. Não adianta fazer o que todo mundo faz e não se destacar. Por isso, profissionais que dominem a arte da criatividade podem ser fundamentais para os resultados da sua empresa).

O capital humano é a chave para o seu diferencial competitivo e ele será definitivo para o empresário se destacar dentro do mercado. A partir dele, (este é a base) para a formação da sua equipe de excelência que domina o mercado e encanta os seus clientes. Mas para chegar a esse patamar, você precisa contar com os melhores.

#3. Crie um recrutamento diferenciado e eficiente para atender os seus objetivos.

Conforme já mencionado anteriormente, até no processo seletivo, não é interessante fazer o que todos fazem. Se diferenciar é a tendência mais assertiva. Por isso, que tão importante entender o mercado onde você está atuando, investir na imagem da sua empresa (faça com que os profissionais sonham em trabalhar lá dentro), compreenda o perfil profissional que busca para atender as expectativas da vaga ofertada e por fim, estruturar uma oferta atrativa (que não se limite apenas a empresa), mas que atendam as demandas dos melhores profissionais do mercado.

Dentro da sua oferta é preciso ficar ciente daquilo que os profissionais gostam de ouvir: boa oferta salarial, o plano de crescimento da empresa, os benefícios oferecidos, o equilíbrio entre a qualidade de vida e o trabalho e promoção de cargo.

Ao estruturar todas essas etapas, você conseguirá atrair a pessoa certa para o seu negócio. Mas acredite, esta não é uma tarefa simples e que acontecerá imediatamente. É uma das etapas mais desafiadoras na construção de um time produtivo, bem sucedido e caracterizado pela excelência.

Mesmo que sua empresa seja de pequeno ou médio porte é totalmente viável atrair profissionais competentes e de excelência, basta ficar atento ao que foi mencionado anteriormente também, corresponder às expectativas profissionais em dar-lhes autonomia, reconhecimento e deixá-los alinhados por um propósito.

O passo a passo para criar um processo seletivo com excelência e assertividade.

Passo 01: Identifique o perfil ideal para o atendimento da sua expectativa.

A primeira questão é observar a sua empresa, os seus valores, o de que irá liderá-lo e as suas características. Pois, elas serão definitivas para verificar a compatibilidade com a do seu futuro colaborador. Manter essa sintonia de personalidade é fundamental para a parceria dar certo. Depois, defina as principais funções e responsabilidades em que irá atuar, além do nível (estagiário, coordenador, analista ou assistente). O último passo é descrever o cargo e detalhá-los para o melhor entendimento.

Neste processo, você também pode delimitar alguns pré requisitos que sejam necessários, tais como idade, idiomas e experiências anteriores.

Passo 02: Posicione sua marca e os talentos virão até você.

Quando as pessoas enxergam a sua marca (mesmo que pequena) como influente, bem vista e bem sucedida no mercado, consequentemente, a tendência é que os melhores do mercado queiram estar com você. E como aplicar isto na prática? Fique atento ao mercado, a tecnologia, ao digital, a cultura e a qualidade da liderança. As pessoas precisam enxergar a sua empresa focada no desenvolvimento de pessoas.

Os próximos passos devem ser definidos a partir da sua demanda, mas o que falamos até aqui é a base para estruturar seu processo seletivo com excelência e ainda, atrair os melhores profissionais do mercado. E então, preparado para colocá-los em prática?

Depois, compartilha nos comentários quais são as suas maiores dificuldades ao desenvolver um processo seletivo.

Equipe de vendas: 3 dicas matadoras para contratar seu time de vendas campeão
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