De acordo com pesquisa, somente 39% do tempo das pessoas é gasto naquilo que elas foram contratadas para fazer. E o resto, como elas utilizam? Bom, o resto vem do entorno (tarefas adjacentes), como reuniões, responder mensagens, na busca constante por informações e ainda, a outras questões que não são relacionadas ao trabalho.

De fato, essa porcentagem ainda é pouco se formos analisar o quão produtivo você e até o próprio colaborador pode alcançar. É bom fazer um levantamento para verificar se os seus resultados podem ser mais eficientes, se existe aquela sensação que poderia se dedicar mais? Se sua resposta for “sim”, mesmo que inconscientemente, existem alguns vilões que podem está te influenciando ou atrapalhando a sua produtividade.

A grande questão é que a maioria das pessoas acham que é “normal” esses comportamentos. De fato, dedicar um tempo em outras tarefas até mesmo para dá uma pausa na mente é até considerado ideal por especialistas. Mas quando essa atitude é feita em excesso, certamente, o seu nível de produtividade irá cair. Então, confira agora alguns dos principais vilões que podem está diminuindo o seu potencial dentro da realização das suas demandas:

#Vilão 01: Redes sociais

De acordo com uma pesquisa realizada pela CreerBuilder, as redes sociais é um dos vilões mais perigosos quando se trata do comprometimento do rendimento da equipe. Mais especificamente, em 37%. Além das redes sociais, também incluem mensagens em celular, o WhatsApp.

Sem dúvidas, as ferramentas de redes sociais facilitaram a comunicação entre a equipe e os setores, atendendo inclusive o meio corporativo. O tempo resposta e o compartilhamento de informações tornou-se bem mais rápido e eficaz para o alinhamento do grupo. Hoje, não é precisa mais mandar e-mail, ligar ou se deslocar a outra sala para resolver questões simples. Mesmo com todos esses benefícios, as redes de comunicação ainda precisam ser utilizadas com cautela, afinal, além do lado positivo, ela também pode gerar uma queda no rendimento e a perda fácil da concentração.

Atualmente, existem outras ferramentas que substituem o Whatsapp, como o Slack. Ele é mais utilizada para fins corporativos e que tem o mesmo propósito, a comunicação integrada entre os membros. Lá também é possível criar grupos segmentado por setores. Essa é uma medida que ajudará desfocar do Facebook, Instagram e Whatsapp e dar continuidade de maneira efetiva.

Se mesmo assim, perceber que um funcionário ou até mesmo você não conseguir se desviar das redes sociais e assim, continua sendo um fator preocupante, que atrapalha constantemente o seu nível de produtividade, eu te aconselho a delimitar tempo para visualiza-las. Desabilite as notificações, pois isso te fará tentado a dar aquela olhada a todo momento.

#Vilão 02: Sobrecarga de trabalho

Em pequenas empresas, geralmente, os seus diretores ou fundadores concentram um excesso de tarefas sobre eles. Atendem a tarefa dos setores financeiros, administrativos e até RH (para fazer possíveis contratações). O que acontece é que as demandas são muitas e os responsáveis por isso não conseguem administrar o tempo com efetividade. Ou seja, fica sobrecarregado, mas acaba não conseguindo fazer quase nada.

Começa uma tarefa, vai resolver outra, volta para anterior e no final, não conclui nenhuma. Isso gera um desgaste mental e físico, que impacta diretamente nas suas questões pessoais. Infelizmente, esta é uma realidade cada vez mais comum e causa esgotamento dentro das organizações. Por isso, aconselho a gestores e diretores a dividir as suas funções e principalmente, aprender a delegá-las.

Além dessa, existem algumas atitudes simples que podem ser feitas no dia a dia para “rebobinar” o seu nível de produtividade e consequentemente, diminuir a sobrecarga que está sobre você. Então, procure fazer pequenas pausas ao longo do expediente, tome água, vá ao banheiro ou caminhe em pequenos passos sobre a empresa. Busque resolver uma coisa de cada vez, não misture tudo e queira carregar o mundo nas costas. Como já mencionado, no final, você acabará não resolvendo nada. Faça atividade externas nos horários fora do trabalho – medite, pratique exercícios físicos ou se alonge.

#Vilão 03: Desorganização

Você pode até pensar que a desorganização não afeta os seus resultados finais, mas sim, acredite, se você uma pessoa organizada, os seus níveis de rendimentos irão aumentar de maneira significativa.

Porém, não se desespere, porque isso não é uma regra, afinal, existem pessoas extremamente organizadas, mas que se distraem por qualquer coisa. Assim, existem outro grupo que é totalmente capaz de produzir em meio a desorganização. Mas como já falei, não se trata de uma regra, mas um comportamento padrão.

Você ficará bem mais motivado a produzir se a sua mesa estiver arrumada, mantenha cada objeto no seu lugar, de modo que você saberá onde encontrá-las. Se possível, crie compartimentos para guardar o que for necessário e também, uma agenda para marcar reuniões e adicionar lembretes importantes. Dessa forma, a sua rotina será bem mais fluída. Experimente e veja!

#Vilão 04: Excesso de reuniões

As reuniões quando acontecem em excesso comprometem o rendimento dos colaboradores, assim como, afeta a qualidade do trabalho. Claro que elas são necessárias e inclusive, uma oportunidade de resolver questões ligadas à empresa, porém, mas é preciso tomar cuidado para que elas não comprometam a rotina profissional com encontros longos, sem produtividade e cansativos.

Se isso acontecer de forma constante, poderá prejudicar os seus resultados, gerar estresse para equipe e desfocar os seus funcionários. Pense que não é a quantidade de reuniões que farão os resultados aparecerem, mas sim, a qualidade em que elas acontecem. Prefira aquelas mais curtas, estruturadas e que são planejadas.

Gostou deste artigo? Depois me conta como foram as suas experiências ao eliminar os vilões da sua produtividade da sua rotina. Espero que tenha gostado desse conteúdo!

Os 4 principais vilões da sua produtividade (e como eliminá-los imediatamente).
5 (100%) 3 votes
Fechar Menu