Sim, o objetivo da maioria dos empresários é alcançar metas financeiras ao final do mês e nos próximos, superá-las, dobrá-las, multiplicá-las e permanecer nesse avanço contínuo para uma prospecção poderosa. Porém, existem alguns fatores que podem ser decisivos para isto acontecer. São eles: uma equipe comercial bem estruturada e claro, um plano de prospecção poderosas de clientes de alta conversão. É isso explica o porquê é tão importante a estruturação do seu negócio.

Direcionar a sua venda para quem já tenha interesse em seu produto é mais simples do ofertá-lo para desconhecidos. Quanto mais segmentá-lo, sem ser preciso atirar no escuro, maior sua chance de conversão de vendas. Por isso, seguir um plano de prospecção, sem usar o improviso ou até pular etapas é indispensável.

Além da prospecção de clientes, a ação também possibilita a maior divulgação da sua marca, difundindo e posteriormente, consolidando no mercado. Fique atento a seguinte regra: quanto mais a empresa se tornar conhecida, mais fácil será das pessoas atraídas lembrarem do seu produto ou serviço e quem o ofereceu (o seu vencedor).

Essa etapa vai gerar credibilidade e confiança. Afinal, é bem mais simples fechar um negócio com uma empresa que “conhecida” e referência do que com outros que nunca se ouviu falar. Desta forma, ressalta-se a importância em trabalhar de forma assertiva, contínua e estratégica a elaboração de um plano de prospecção do seu cliente.

Neste artigo, eu vou te dá dicas poderosas e que eu mesmo já utilizei dentro minha empresa e até mesmo como consultor de grandes multinacionais. Essas aplicações já foram testadas e comprovadas, proporcionando assim, resultados fora do eixo.

Lembre-se, tudo é uma jornada e aquelas que, atualmente, são consideradas referência também já tiveram o seu começo. Então, vamos para ação?

 

Dica 01: Conheça seu público. Saiba com quem está falando.

Já mencionei isso em alguns outros conteúdos por compreender tamanha importância: conheça o seu público. Exatamente, se você identificar com quem está lidando se tornará bem mais simples converter a sua venda. Isso evitará as tentativas (que serão frustradas) de tentar vender qualquer pessoa e sim, direcione para quem realmente tem interesse.

Nesse processo, não é só dinheiro que contará. O tempo e esforço do seu comercial também será valioso, especialmente, para quem está começando a se inserir no mercado. O excesso de “não” (por sinal, sem nenhuma precisão) pode até desmotivar a sua equipe.

 

Dica 02: Se aproprie dos antigos clientes para estabelecer os novos.

Uma das minhas maiores estratégias é se apropriar dos meus clientes atuais para a indicação dos futuros. Isso poderá acontecer de 2 maneiras: com espontaneidade, principalmente, quando o seu cliente está tão satisfeito com o serviço ou a própria empresa estruturar uma estratégia de indicação. E como nada na vida é de graça, em troca, você pode oferecer alguns benefícios, seja descontos, um bônus exclusivo, um serviço diferenciado.

Faça o seu cliente atual se sentir “ganhando”, pois além de favorecer a prospecção de futuros, ainda firmará os vínculos e poderá estreitar o nível de confiança.

 

Dica 03: Esteja imerso no mundo digital.

As vantagens do meio digital é conseguir se comunicar com várias pessoas de forma simultânea e o melhor, com um custo mínimo. Lá, realmente, é mira para prospecção de novos clientes.

Porém, ao mesmo tempo, é preciso ficar atento com universo tão vasto que está a sua frente, afinal, as inúmeras possibilidades disponíveis poderão te afastar do seu público ideal e até mesmo desqualificá-lo.

O importante é saber utilizar os recursos de forma correta. Nas redes sociais, por exemplo, busque analisar onde o seu público estará presente. O LinkedIn é um rede nova, mas muito bem segmentada e onde o meio corporativo se insere de forma massiva. Então, essa já é um bom insight para fazer a sua conta e conseguir muitas conexões.

Forme uma lista de e-mail marketing, que é o denominamos leads. Cris conteúdos de interesse do seu público alvo, disponibilize na site da sua empresa e nas redes sociais. Entregue somente para quem se interessar, ou seja, quem preencher um cadastro simples e rápido, que contém nome e e-mail.

Após criar uma lista de contato, se relacione com cada um deles de forma automatizada. Se faça presente na cabeça deles, mostrando os seus produtos e serviços. Mesmo que naquele momento ele não se disponibilize a comprar, há uma chance de se tornar um futuro cliente.

 

Dica 04: Saia do improviso, não se arrisque.

Certamente, se você improvisar haverá bem menos chance de errar. Então, que tal não se arriscar? Sem duvidas, se ao contactar com seu prospecto, você estiver com um script em mão, acompanhando todos os pontos necessários para compartilhar, o número de conversões da sua equipe se tornará alarmante.

Então, aqui estão alguns pontos básicos que devem está contido dentro do script: a apresentação do seu vendedor, o nome da empresa e o que ele se propõe, ou seja, qual produto está vendendo.

Também oriente a escuta. Às vezes, um ponto simples que o interlocutor fala pode ser decisivo para o seu vendedor argumentar e converter  a venda. Então, esteja atento aos esclarecimentos e dúvidas que precisam ser sanadas com transparência e confiança.

De fato, essas dicas aplicadas vão trazer resultados extraordinários para sua empresa. Mesmo que pareça simples, ao colocá-la você entenderá como elas poderão ser decisivas ao seu sucesso. Lembre-se, esse contato inicial é onde o seu futuro cliente conseguirá extrair as percepções mais marcantes sobre sua empresa, por isso, é tão importante na construção de resultados duradouras e efetivos.

Se você está determinado a colocá-las em prática (principalmente, se você ainda está estruturando a sua empresa ou começando) compartilha comigo através do e-mail ou redes socais quais foram o impacto sobre o seu negócio. Estou ansioso para ver sua chave virar, assim como foi comigo um dia.

Descubra as táticas de prospecção poderosas para atingir o seu público ideal e alcançar resultados duradouros.
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