Você já ouviu falar no termo PUV? Sabe do que se trata proposta de valor? E como defini-la para sua empresa te fará ficar à frente da concorrência e ser um diferencial no mercado atuante? Acredite, essa é uma oportunidade exclusiva de fazer com que a sua audiência enxergue a oportunidade do seu serviço como ÚNICO.  

A base da estratégia para conseguir resultados efetivos na sua empresa é posicionamento. Pois é a partir dele que a sua empresa se apresentará ao mercado de maneira coerente, formando uma imagem caracterizada pela credibilidade na mente do seu prospecto.

Devido a competitividade cada vez mais acirrado no mercado, é preciso vislumbrar estratégias assertivas para se destacar entre a concorrência. Tanto que, assumir uma posição de destaque no mercado atuante está entre uma das maiores metas de pequenas e médias empresas.

Afinal, o que faz com que um cliente opte por determinado produto ou serviço (em meio a diversas opções) é o valor que representa para ele. E é exatamente isto que a proposta de valor se propõe: mostrar de forma clara e objetiva o que o seu cliente vai receber, evidenciando os benefícios e estimulando-o a tomar uma ação.

Mas como aplicá-la dentro do meu negócio? Neste artigo, eu vou te ajudar a compreender mais sobre este assunto e claro, mostrar como criar e imergir uma proposta de valor dentro da sua empresa.

Por que estruturar uma proposta de valor para sua empresa te colocará anos luz à frente da concorrência?

Imagine que a partir da proposta de valor, o seu público conseguirá descrever os principais diferenciais da sua empresa em relação aos seus concorrentes. E é justamente ela que te mostrará o PORQUÊ determinados clientes escolhem a marca X ao invés da Y, principalmente, ao fazer uma análise no que diz respeito aos custo-benefício para tomar a decisão se valerá a pena ser comprado.

Portanto, acredite, mesmo que o seu produto ou serviço esteja anos luz à frente da concorrência, enquanto você não comunicar essas vantagens e atributos a eles, a sua empresa continuará para trás. A proposta de valor tem o objetivo de salientar os diferenciais, fazendo a sua persona perceber que aquilo que está sendo oferecido é ideal para atender às suas necessidades e dores.

Então, faça o seguinte levantamento a partir algumas perguntas simples e objetivas, que te ajudarão a ampliar o seu campo de visão sobre a sua proposta de valor. Vamos lá:

Qual o tipo de produto ou serviço que a sua empresa vende? A quem você irá oferecê-lo (quem é a sua persona, o seu público alvo)? O que torna a sua oferta única (e singular em relação aos seus concorrentes)? Qual o benefício principal quando o seu cliente o utilizar?

Pronto, anote todas essas respostas no papel. Elas te darão um direcionamento para seguir as próximas etapas na estruturação da sua proposta de valor.

Os pontos de atenção que serão fundamentais ao estruturar a proposta de valor da sua empresa com assertividade.

Para começar, pense que o que deseja passar deve ser compartilhado em todos os seus meios de comunicação, de forma que o seu público compreenda com prontidão e siga a mesma estrutura. Responda as perguntas listadas acima e esforce-se para priorizar a clareza. Lembre-se, a ideia é que quando a sua persona pensar na imagem da sua empresa, ela automaticamente associe com a proposta.

Além disso, ela também precisa ser de fácil leitura, carregando a linguagem utilizada pelo seu público (mas evite termos técnicos ou jargões). E esse conjunto precisa ser estruturado com a seguinte promessa: você, apenas você oferecer aquilo. É algo que ninguém, nenhuma outra marca consegue proporcionar.

Mas fique atento, pois já ouvi inúmeras vezes empreendedores se apropriando da ferramenta da proposta de valor para apresentar as funcionalidades do seu produto. Não é essa a finalidade. O seu cliente não estará preocupado com isso. Ele quer saber como aquele produto agregará a ele e resolverá definitivamente o seu problema.

Quantidade de texto também pode ser considerado um fator decisivo. Pense bem, se as pessoas precisarem ler de forma excessiva para compreender o que você se propõe a oferecer, há um risco de desistirem no meio do caminho. Forneça informações que sejam suficientes para ser convincente, claro e de forma que aumente significativamente as suas taxas de conversões.

Aqui estão algumas propostas de valor de marcas mundialmente conhecidas que servirão de inspiração. Apple: “Anos a frente”; Mailchimp:”Envie emails melhores”; Spotify: “Sua vida com trilha sonora”.

Os 4 passos para estruturar a proposta de valor do seu negócio com rapidez e eficácia.

A sua proposta de valor precisa seguir uma anatomia. Ou seja, milhares de pessoas em diferentes nichos já testaram e comprovaram uma estrutura, validando, então, aquela que consideraram mais eficiente para alavancar o valor do seu faturamento. Geralmente, a composição se dá no seguinte formato:

#1. Headline ou título:

É necessário apresentar dentro de uma frase curta e esclarecedora o benefício / a vantagem principal daquilo que está ofertando. A proposta é despertar a atenção da sua persona.

#2. Subheadline ou subtítulo:

Em um parágrafo com no máximo 3 linhas, você dará uma explicação do que foi ofertado, para que é direcionado e por qual razão ele será tão útil dentro da realidade do seu cliente. Lembre-se, a ideia é sempre reforça de forma massiva os benefícios e diferencial da oferta.

#3. Bullets ou lista:

Liste de forma organizada e persuasiva os 3 principais benefícios que serão conquistados pela persona ou mesmo, 3 características matadoras do seu produto.

#4. Recursos visuais:

Se aproprie de imagens. Elas também possuem um potencial para reforçar a sua mensagem principal. Aqui é preciso mostrar representações para facilitar o entendimento do público a respeito da mensagem que deseja transmitir.

Gostou desse artigo? Se sim, deixa na área de comentários quais as principais dificuldades para alavancar os resultados da sua empresa? Assim, conseguirei desenvolver conteúdos mais direcionados para exatamente aquilo que você precisa.