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Você trabalha muito, mas continua ganhando pouco ou até menos que gostaria? Vê os seus concorrentes conseguindo fechar clientes com menos esforço e gostaria de fazer o mesmo? Costuma baixar o preço do seu produto ou serviço temendo que a concorrência se aproprie dos seus poucos clientes conquistados? Sonha em se destacar entre a concorrência?

Se sua resposta para algumas destas perguntas for “sim” e esta é uma realidade comum na sua rotina, eu quero te dizer que esse artigo vai te ajudar bastante. Continue essa leitura e esteja por dentro de dicas poderosas que transformarão o medo da concorrência em fator potencializador para alavancar os seus resultados mais rápido do que imagina.

O primeiro passo, sem dúvidas, é não se intimidar com a concorrência e sim, buscar se diferenciar. Este é o fator determinante para grandes empresas que se destacarem dentro do mercado tão competitivo. Eles (os que só prosperam em seu negócio e crescem exponencialmente) NÃO enxergam como um empecilho, mas como um desafio, uma meta, aonde eles precisam ir adiante e não parar. E é exatamente por isso que eles vão tão longe.

Então, diante do cenário vivenciado por seu mercado, pense no que deve ser feito para sair na frente e conquistar a preferência dos seus consumidores, tornando-os futuros clientes? É isto que você descobrirá nos próximos minutos. Vamos lá?

#Dica 01: Identifique e analise o cenário dos seus concorrentes.

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Bom, para começar, eu quero te fazer algumas perguntas: Você conhece os seus concorrentes? Sabe quem está diretamente competindo na venda do seu serviço? Ou acredita que está por dentro desse cenário é irrelevante?

Acredite, acompanhar os seus concorrentes, analisá-los, conhecer o seu mercado, verificar as suas estratégias, identificar os seus resultados é um dos caminhos mais efetivos para ter insights e definir os seus próximos passos. E o mais importante, começar aplicá-los na prática.

Independente da sua área de atuação, do nicho em que sua empresa faz parte, a regra é claro: a concorrência sempre existirá. Alguns, por sua vez, serão mais diretos, ou seja, os produtos e serviços oferecidos serão bem semelhantes ao seu.

Comece fazendo um levantamento do cenário em que vive: quem são os seus competidores diretos? E os seus indiretos? Há quanto tempo estão no mercado? Quem são as suas referências? De que modo ela atuam? Como elas comunicam com o público? Quais são os principais diferenciais? Como está o seu cenário atual?

Responder detalhadamente a cada uma dessas perguntas te ajudarão a identificar os pontos fortes e fracos acerca dos seus concorrentes e também, como mencionado anteriormente, tirar insights que os farão torná-lo único, inesquecível e um diferencial dentro do mercado atuante.

Além disso, também compreenda a abordagem e a relação com o seu cliente. Como eles o reconhecem? Como se dá o engajamento nos meios de comunicação, especialmente, nas redes sociais? Identifique como o consumidor enxerga o seu empreendimento e o dos seu concorrentes. Faça esse levantamento completo e lembre-se, quanto mais informações que conseguir agregar, melhor será no momento de aproveitá-las.

Mas lembre-se, este é apenas um fator que agregará dentro do seu serviço, mas não é decisivo. Por isso, não foque excessivamente no outro, pois isto poderá tirar as suas forças de si mesmo e até esquecer de investir no seu próprio negócio.

#Dica 02: Qualidade x quantidade: em qual destes fatores você costuma focar?

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Durante o acompanhamento a centenas de empresários nos meus cursos, treinamentos e mentorias, eu percebi que a maioria deles se preocupavam muito com a quantidade de clientes atendidos. Ou seja, este era um dos fatores mais relevantes ao se comparar com a concorrência. Quem atendesse mais clientes eram os detia mais sucesso.

Porém, nem sempre isso é relevante. Especialmente, aqueles que utilizam a internet como método de conversão de clientes. Nem sempre quantidade é qualidade. Não adianta ter milhares de seguidores, se estes não se caracterizam como clientes ideais e consequentemente, não irão converter.

Foque na qualidade dos seu público e ofereça o que seus concorrentes não oferecem. Identifique seus hábitos de compra, o porquê ele busca por seu serviço / produto e o os resultados que deseja atingir com a compra. A partir disso, será possível criar conteúdos mais atrativos e converter a venda com mais assertividade e facilidade.

#Dica 03: Procure estar em diferentes lugares ao mesmo tempo.

 

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Esteja atento a uma questão: quem não é visto, não é lembrado. Portanto, exclusivamente dentro do espaço digital, escolha está em todos os lados. Não interessa se os seus concorrentes apenas utilizem Facebook e Instagram (as redes sociais mais comum). Mas diferencie imergindo em novas oportunidades, como o linkedIn e o Youtube, por exemplo. Esteja em todos os lugares .

Mas não esteja apenas por estar, esteja marcando presença. Quanto mais aparecer, melhor. Mas apareça com qualidade., desenvolva conteúdos extraordinários e que sejam totalmente direcionados à sua persona. Não permita que os seus concorrentes se aproveitem da sua ausência. Seja mais rápido que eles.

Planeje com excelência e alcance os resultados extraordinários almejados.

As 3 dicas reveladas acima (que se aplicadas) te farão alavancar seu faturamento e destacar-se entre a concorrência rapidamente. Mas não se detenha a elas, existe um universo a ser explorados e que impactarão nos resultados dos seus negócios. Concentre nos seus pontos fortes e melhore constantemente os fracos. Faça uma análise onde há menos qualidade e procure aprimorá-lo.

No mais, continue acompanhando as nossas redes sociais e também, é claro, o nosso blog e fique por dentro do que há de mais avançado e inovador dentro do mercado. Conhecimento é chave para grandes mudanças. Vamos juntos?